Receba a revista por e-mailSiga-nos no TwitterAssine o RSS
publicidade
blog
FAQ Literários

5 tópicos sobre envio de textos literários

Capitu publica três tipos de texto: material feito pelos colaboradores, indicações de produtos culturais pelos leitores; e textos literários enviados por escritores. Nisso se inclui poesia, crônica, ficção, não-ficção e os outros gêneros que se possa lembrar. Eles serão publicados na seção Interativa, na categoria [Antologia]. Para tornar transparente o modo como esses textos são escolhidos e indicar ao escritor o meio mais proveitoso de expor sua obra na revista, seguem os tópicos abaixo:

1. Caso você tenha livros publicados ou esteja no seu primeiro lançamento, talvez o ideal seja enviar a obra para a revista. A equipe avaliará o livro e fará a crítica do modo que crer pertinente. Também é possível uma entrevista com o autor, para aprofundar e discutir as ideias que por ventura sua produção traga à tona. Além disso, geralmente pedimos que o autor envie à redação duas edições: uma para a revista e outra para sorteio, o que funciona como divulgação e promoção do autor.

2. Caso você seja escritor iniciante ou queira um parecer sobre o que escreveu, envie para nós um trecho da obra (um conto, por exemplo), com seus dados de contato e minibiografia com o que já fez ou pretende fazer em literatura. A primeira análise de texto é cortesia e um exemplo dos serviços que nossa equipe oferece.

3. Decidir um critério fixo para a seleção dos textos a serem publicados não é apenas uma tarefa difícil — é também absurdo. Como é que a revista e seus colaboradores podem crer em si o poder de decidir o que é bom ou ruim? O que vale a pena ser lido ou não vale a pena? A decisão da qualidade será feita pelo leitor. A revista será sincera na edição e na crítica; mas, em instância definitiva, os critérios são do leitor. Por isso, temos a disposição de publicar todos os textos que nos enviarem. À guisa de pré-seleção, pedimos apenas uma minibiografia do escritor e currículo.

4. A revista de fato confere visibilidade ao texto, mas é importante para todos os que publicam na internet (e mesmo fora dela) a capacidade de garantir, por si, que o seu texto seja lido. Nós temos um artigo com 10 tópicos sobre como divulgar, e na web se encontra montes de informação nesse sentido. Numa das crônicas de A Bagagem do Viajante, José Saramago atenta para a necessidade do escritor deixar a inércia e ir ao encontro dos leitores. E essa é a essência dos nossos tempos.

5. Retribua! Ajude a gente e seus colegas escritores. Ponha um link ou banner para a revista no seu site/blog. No final, todo mundo ganha =)

Comentários
Expediente | Envie seu Texto | Coloque um banner em seu blog